Olá Visitante! Cadastre-se ou faça seu Login
Você está em Umuarama / PR


Você está aqui: Home / Colunistas / Ginecologia e Mastologia / O que são calcificações da mama e qual é o seu significado.
Atualizado em 15/04/2013 às 22:23
 


O que são calcificações da mama e qual é o seu significado.

 Podem ocorrer em qualquer um dos vários componentes da glândula mamária, como no tecido fribroglandular, na pele, nos ductos que conduzem leite para o mamilo, e também em tumores mamários, benignos ou não.





 A maioria das calcificações mamárias acontece em processos benignos, quase sempre significando um sinal residual. São alterações não-cancerosas, já curadas ou em fase estável, muitas vezes nem percebidas, por não causarem sintomas ou outros sinais. Exemplo dessas calcificações tipicamente benignas são: calcificação em cisto, nas paredes de vasos sanguíneos, nas paredes ou no interior dos ductos de leite, em suturas cirúrgicas, em áreas de traumatismo, na pele e em alguns tipos comuns de tumores mamários benignos. As calcificações benignas têm formatos bem definidos e de fácil identificação pelo médico radiologista.





 Há, no entanto, outros tipos de calcificações que significam a presença de câncer de mama ou de certas doenças benignas. Essas calcificações são muito pequenas, com menos de 1,0mm e com formatos irregulares, variados. Também são chamadas microcalcificações devido ao seu pequeno tamanho. São mais difíceis de identificar na mamografia. Quando elas correspondem a câncer de mama, geralmente trata-se de câncer inicial, não-palpável. Nesses casos as chances de cura é próxima de 100%, com tratamento adequado.





 A mamografia deve identificar com segurança as calcificações tipicamente benignas, pois essas não requerem nenhum exame adicional e nenhum tratamento, e as calcificações suspeitas de câncer devem ser examinadas por biópsia. A biópsia consiste na retirada de pequenas amostras de tecido mamário contendo as calcificações.






Clínica Santa Clara


Rua Maraba, 3435


Fone 44-3622-2322 



Fonte: Drª Josiane Saab Rahal
Comentários (7)
Participe! deixe seu comentário neste artigo.


Importante

• O Portal Umuarama se reserva ao direito de não publicar todos os comentários enviados, que serão analisados individualmente, utilizando como fator de moderação a conexão com os assuntos comentados, bem como serão desconsiderados os que contenham agressões verbais despropositadas; ataques pessoais ou ameaças; argumentação falaciosa ou confusa e palavrões.
  • maria de fatima pereira de abreu de vilhena/RO comentou em 11/09/2014 às 15:39
    Eu fiquei muito preocupada,fiz a mamografia e constatou Calcificações de aspecto benigno na mama direita ja fiz uma cirurgia ano 1996 e tirei um nódulo para faser a biospcia o resultado foi bengno graças a Deus ,de 2001 começou uma secreção escura estou preocupada quero algum comentario dos medicos boa tarde.
  • cristiane cabral de corinto/MG comentou em 27/08/2014 às 09:13
    EU FIZ MAMOGRAFIA E O RESULTADO VEIO COMO ACHADOS MAMOGRAFICOS CALCIFICAÇOES BENIGNAS DE CATEGORIA 2 ISSO É GRAVE EU DEVO FAZER EXAMES MAIS DETELHADOS.EU ESTOU PREOCUPADA porque ja tive cancer na mesma mama.me responda urgente doutora.bom dia
  • Alice Terezinha da Silva Martins de Torres/AL comentou em 13/11/2013 às 17:22
    Calcificações da mama... isto pode ser benigno ou não... se for qual as chances de cura e como é a cirurgia???
  • ivania de Niteroi/RJ comentou em 30/09/2013 às 08:58
    a conclusao do meu exame "Diminutas calcificacoes benignas na mama direita, tenho uma irma que faleceu neste ano em maio cancer de mama, gostaria de saber se seira o causo de eu procurar um especialista e fazer um exame mais profundo? este diagnostico pode vir a virar um cancer no futuro?
  • simone r. lima de curitibanos/SC comentou em 06/08/2013 às 23:32
    estou com dois linfonodos( inguas ) na axila, na ultrassonografia a medica disse que são inguas, mas não tenho nem um ferimento nada pra elas existirem, apatreceram a 3 semanas e doi muito, estu tomando antiinflamatorio a 15 dias e elas não desaparecem e doem. Fico preocupada pois a mamografia deu categoria dois.E possivel ter estas inguas sem ter nada e não desaparecerem? me ajude a entender.
  • ana maria de terra boa/PR comentou em 02/08/2013 às 12:47
    eu fis mamografia e deu que estou com calcificacão vo fazer ultra sonografia pra ver devo procurar um mastologista ou nao ?
  • ELIETE PEREIRA DA SILVA de EMBÚ DAS ARTES/SP comentou em 26/07/2013 às 03:37
    EU FIZ MAMOGRAFIA E O RESULTADO VEIO COMO ACHADOS MAMOGRAFICOS CALCIFICAÇOES BENIGNAS DE CATEGORIA 2 ISSO É GRAVE EU DEVO FAZER EXAMES MAIS DETELHADOS ISSO PODE VIRAR DEUS ME LIVRE CANCER DE MAMA. EU ESTOU PREOCUPADA ISSO TEM ALGUM TRATAMENTO ESPECIFICO SE EU REPETIR O EXAME PODE TER DESAPARECIDO EM FIM ME DÊ UMA RESPOSTA POR FAVOR POIS ESTOU PREOCUPADA DESDE JÁ AGRADEÇO! BOM DIA.
banner classificados
Você está em Umuarama / PR
Portal Umuarama
Unidade Umuarama, PR


Prestige Propaganda e Design LTDA-ME - 07.867.086/0001-01
© 2008-2014 Copyright Franquia Portal da Cidade ®
X