rss/portalumuarama.rss http://www.facebook.com/portalumuarama
Portal Umuarama
Você está aqui: Home / Noticias / Biblioteca Pública Municipal passa por readequações na organização do acervo
banner Noticias banner Noticias banner Noticias

Últimos Comentários
nas Notícias

Atualizado em 19/03/2012 às 08:24
 


Biblioteca Pública Municipal passa por readequações na organização do acervo

Espaço destinado às crianças foi especialmente mobiliado

Assim como o Centro Cultural Schubert, a Biblioteca Pública Municipal Rocha Pombo passa por reparos. São mais de 30 mil livros que estão sendo readequados no espaço destinado à leitura. “Também estamos separando os livros que não se encaixam para a biblioteca para fazermos doações. Doamos para entidades e creches”, conta a atendente de biblioteca, Geni Caetano Lúcio.


As readequações estão sendo feitas para dar um as pecto mais prazeroso aos usuários. “Está sendo organizada a gibiteca. Uma prateleira será destinada exclusivamente para os gibis, assim fica mais fácil a localização”, explica Geni.


O espaço da biblioteca é dividido entre pesquisa e leitura adulta, além da sala infanto- juvenil, caracterizada para a faixa etária destinada.


PROCURA


Ao contrário do que muitos pensam, a biblioteca ainda é bastante requisitada pela comunidade. São mais de 6.500 leitores cadastrados no sistema. “A maioria dos professores ainda exige pesquisas em livros, e os estudantes vem buscá-los na biblioteca”, conta a atendente. Segundo ela, o espaço de leitura é o preferido por quem vai prestar vestibular ou concursos públicos.


Além disso, as crianças que vão fazer os cursos no Centro Cultural aproveitam o tempo ocioso antes das aulas para visitar a biblioteca. “No horário de almoço, também tem aqueles que já adotaram o hábito de vir à biblioteca se informar sobre as notícias da região. Vem exclusivamente para ler os jornais”, conta Geni.


ATRASOS


Em Umuarama, se o leitor fizer um empréstimo na biblioteca e ficar dias ou meses sem devolver o livro, ele não paga nada por isso. Para uma biblioteca pública cobrar multas de atraso das entregas, é necessário que haja uma lei municipal que aprove tal proprocedimento, o que não existe na cidade.


São 407 registros de atraso na biblioteca pública. O prazo para entrega é de sete dias, renováveis para mais sete. O procedimento para cobrança é a ligação para lembrar o leitor sobre a devolução e a expectativa do bom senso das pessoas.


“Grande parte dos atrasos é por esquecimento, sabemos que não é por mal. Só pedimos que quem tiver em atraso, traga os livros, pois não cobramos multas. Existem edições que só temos um exemplar, e os usuários ficam esperando chegar o livro”, pondera a atendente de biblioteca.

Mais Fotos:

O acervo de aproximadamente 30 mil livros está sendo readequado
O acervo de aproximadamente 30 mil livros está sendo readequado


Fonte: Tribuna Hoje
Comentários (0)
Participe! deixe seu comentario nesta notícia.


Importante

• O Portal Umuarama se reserva ao direito de não publicar todos os comentários enviados, que serão analisados individualmente, utilizando como fator de moderação a conexão com os assuntos comentados, bem como serão desconsiderados os que contenham agressões verbais despropositadas; ataques pessoais ou ameaças; argumentação falaciosa ou confusa e palavrões.
  • Nenhum comentário, seja o primeiro a comentar.
Apoio

Portal Umuarama
© Copyright 2014 Franquia Portal de Cidade - Unidade Umuarama, PR
www.portaldecidade.com.br | Tenha um Portal na sua cidade
OUTROS PORTAIS
X